quinta-feira, 20 de novembro de 2014

JOHANN SEBASTIAN BACH ARTIGO N.3



                               BACH E A BIBLIA
Bach de "pregação" refletiu o que ele leu. O número de colecções de sermões e comentários em sua biblioteca pessoal forneceu-lhe a base necessária para compor cantatas que interpretaram e proclamada a Palavra.
Apenas um item de biblioteca de Bach sobrevive, tanto quanto nós sabemos: o três volumes Deutsche Bibel (Bíblia alemão), editado por Abraham Calov e publicado em 1681-1682. Calov inseridos comentários de Lutero em várias passagens da Escritura, ou, se ele não pudesse encontrar um comentário por Lutero, forneceu o seu próprio.
O comentário Calov Bíblia é uma fonte vital para a compreensão da abordagem de Bach com as Escrituras. Cada volume contém monograma manuscrito de Bach. Bach sublinhou muitas passagens, tanto na tinta vermelha e preta e, mais importante, escreveu seus próprios comentários nas margens. Estas marcações nos dar um vislumbre de crenças pessoais de Bach e como ele compreendeu a sua vocação. Aqui estão alguns exemplos:
Êxodo 15 registra a canção de louvor cantada antiphonally por aqueles que tinham sido libertados da escravidão no Egito, com Moisés conduzindo os homens e Miriam levando as mulheres. Juntamente com o versículo 20 ("Miriam, a profetisa, irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças"), Bach escreveu, "NB [nota bene", nota bem ' ]. Primeiro prelúdio para dois coros a ser realizado para glória de Deus. "
1 Crônicas 25 listas dos membros das famílias musicais de Asafe, Hemã e Jedutum que recebem a responsabilidade de liderar a adoração de Israel, e assim ". Profetizam com harpas, com alaúdes, e com címbalos" Na margem, Bach escreveu: " NB. Este capítulo é o verdadeiro fundamento de toda a música da igreja agradável a Deus ".
1 Crônicas 28:21 diz: "Aqui estão as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o serviço da casa de Deus ..." ao lado o comentário de Calov no verso, Bach escreveu, "NB. Splendid prova que, além de outras modalidades do serviço de adoração, a música também foi instituído pelo Espírito de Deus através de Davi ".

O título na Deutsche Bibel para a seção 2 Crônicas 5: 11-15 é: "Como a glória do Senhor apareceu depois Música bonita [no Templo]." Bach sublinhado "Beautiful Music" e acrescentou na margem por versículo 13: "NB. Onde há música devocional, Deus com a sua graça está sempre presente. "



SERMÕES QUE CANTAM
Johann Sebastian Bach serviu como Cantor da Igreja St. Thomas, Leipzig, para a maior parte de sua vida. Seu último lugar de descanso é na capela-mor da igreja, marcada por uma placa de bronze que simplesmente leva seu nome.
Mas, quando você visitar a igreja hoje, guias locais costumam apontar duas outras coisas. Um deles é o pilar contra a qual o púlpito costumava ficar, o lugar onde, em 1539, Martin Luther pregou a introduzir a Reforma na cidade e arredores. A outra é a galeria no final oeste da igreja, o site da galeria antes de que, dois séculos depois de Lutero, Bach dirigiu a música de adoração.
Mais cedo, nesta edição, Mark Noll tem contou como Lutero, um pregador extraordinário, também foi um músico completo. Agora, este ensaio diz como Bach, o músico superlativo, também era um pregador eficiente. Mas Bach não pregar do púlpito como Lutero; seus musicais "sermões" veio da galeria na parte de trás da igreja. Lá estava o órgão principal, e ali os instrumentistas e cantores tocou e cantou o que Bach criou e dirigiu.

MÚSICA PARA PROCLAMAÇÃO

Bach nunca chamou essas peças "sermões em som", no entanto, que é o que eles são. Ele não costumava chamá-los de "cantatas", o termo músicos modernos mais comumente usado para se referir a eles. Ele classificou-los em vez de igreja "motetos" ou "concertos", ou mais simplesmente como "pedaços" -Stücken, o termo comumente ouvida hoje em conexão com pedaços de bolo!
A maioria das pessoas hoje não entendem estas peças. Porque eles são geralmente apresentados em concertos, a opinião comum é que eles são pequenos oratórios, obras independentes como o Messias de Handel ou Elias de Mendelssohn. E, eles são geralmente apresentados três ou quatro de cada vez.
Mas Bach não vê-los como obras musicais independentes. Em vez disso, Bach compôs suas cantatas para as duas principais igrejas de Leipzig, St. Thomas e St. Nicolaus. Aos domingos alternados, essas duas igrejas ouviu cantatas de Bach como uma parte significativa do serviço de adoração (geralmente a Eucaristia). Esses serviços foram de longa duração de até quatro horas, com uma ordem litúrgica complexo baseado em reinterpretação evangélica de Lutero da Missa tradicional.
Nesse serviço, a cantata foi intimamente ligado tanto com a leitura do Evangelho eo sermão. A seqüência simples foi esta: Gospel, Credo de Nicéia, Cantata, Hino, Sermão.
A porção de um dos Evangelhos, designado para o dia foi lido. O coro respondeu ao Evangelho, afirmando a fé com o canto do Credo de Nicéia, em latim. Em seguida, o coro e instrumentistas realizou a cantata. Toda a congregação respondeu cantando em alemão o hino Wir glauben todos "um einen Gott (" Todos nós acreditamos no Deus único e verdadeiro "), rimas de Lutero, versão métrica do Credo. Após esta segunda afirmação de fé veio o sermão, uma exposição detalhada e aplicação da leitura do Evangelho do dia. Por isso, a cantata ficou no meio de uma seqüência que começou com a leitura do Evangelho e terminou com o sermão. Como o sermão, a cantata foi também uma exposição e aplicação do Evangelho do dia.

O PROBLEMA HUMANO E RESPOSTA DE DEUS

À semelhança de outros compositores, Bach precisava de alguém para o script do texto que ele usaria a partir da Bíblia, hinos familiares e material original. Os escritores iria estruturar as cantatas "libretos (como tais textos foram chamados) em muito da mesma maneira que os sermões da época.De fato, alguns dos autores, como Erdmann Neumeister de Hamburgo, eram pastores, e seus textos poéticos cantata cresceu fora de sua pregação.
Muitas cantatas começar com um texto bíblico, a partir do Evangelho do dia, ou intimamente relacionada a ele. Em libretos de Bach, este é freqüentemente uma declaração sobre a pecaminosidade humana e as exigências da lei de Deus. Depois segue-se uma série de movimentos (seções) em que o problema é exposto. Alguns desses movimentos são declarações breves musicais cantadas nos ritmos da fala comum (recitativos), enfocando a necessidade espiritual específica anunciado no movimento de abertura. Isso, então, torna-se o tema central da canção mais elaborada (ária) que se segue, um texto poético cheio de imagens bíblicas.
No meio desses movimentos, muitas vezes em um recitativo, a cantata responde à questão espiritual levantada nos últimos movimentos, muitas vezes referindo-se ao Evangelho da graça e do perdão. Os movimentos restantes alegrar com as implicações deste aspecto do Evangelho. O libreto geralmente termina, como fizeram muitos sermões da época, com uma estrofe de um hino apropriado que ressalta a resposta evangélica à pergunta Lei, ou o que foi o tema principal do libreto.
Um exemplo disso é a cantata "Meu coração nada no sangue" (BWV 199).Ela começa com um recitativo que declara o problema: "Meu coração está banhado em sangue, / Por enquanto grande ninhada / Dentro visão sagrada de Deus dos meus pecados / Um monstro faz de mim". Mas, no terceiro movimento, a promessa do Evangelho é anunciado : "Mas Deus tenha misericórdia de mim." Os seguintes movimentos reconhecer o pecado e reivindicar o sacrifício de Cristo: "Eu me colocar para essas feridas agora / ... Devem ser agora meu lugar de descanso. . / Sobre eles vou firmar na fé ser alta, / Nelas cantar contente e feliz "O movimento final, alegra-se com a realidade da reconciliação:" Como é alegre o meu coração / pois Deus está reconciliado ... "

A TRINITY MUSICAL

Assim como uma forma literária, a cantata está intimamente relacionado com a pregação. Mas quando Bach acrescenta música para estes textos, acrescenta outros níveis de significado e aplicação.
Em alguns movimentos de suas cantatas e outras obras vocais, Bach expressa conceitos teológicos em sua escolha da forma musical. Muitos elementos da sua Missa em Fá (BWV 233) vêm em grupos de três, evocando a Trindade. Três orações por misericórdia são cantadas:. O baixo canta a seção "Lord Have Mercy" da missa em latim de Lutero, enquanto o soprano canta versão alemã de Lutero da seção "Cordeiro de Deus" da Missa imprensado no meio é uma voz de três Fuga em três partes para a oração litúrgica três vezes: "Senhor, tem misericórdia; Cristo, tem misericórdia; Senhor, tem piedade. "
Tradicionalmente, cada parte desta oração é dirigida a cada pessoa da Trindade, por sua vez. O primeiro tema da fuga de Bach é dirigida a Deus Pai. A segunda parte honras Deus, o Filho, para Bach inverte o primeiro tema, de modo que a segunda torna-se uma imagem de espelho do primeiro, porque o Filho é a imagem do Pai. Em seguida, para a parte final, dirigida a Deus o Espírito Santo, Bach entrelaça tanto o tema original e sua inversão. Esta incorpora em forma musical declaração do Credo Niceno que o Espírito Santo "procede do Pai e do Filho." O movimento é um tour de force de contraponto musical e teológica.
Será que todos os membros da congregação ter pego todas essas associações? Provavelmente não. Mas, da mesma forma, uma congregação pode não reconhecer todos de um pregador retórico técnicas de aliteração, repetição, reiteração, metáfora, alegoria, e similares e ainda estas técnicas de trabalho em conjunto pode produzir um sermão eficaz.

A LIBERDADE DE GRAÇA

Outros exemplos de interpretação musical de Bach da Escritura teria sido facilmente compreendido pela congregação. Cantata 106 é uma cantata funeral com um libreto maioritariamente constituído por citações bíblicas e um do Apocrypha. Dois em particular são justapostos: "É um velho decreto / lei que você, ó homem, deveria morrer" (Eclesiástico 14:17) e "Sim, vem, Senhor Jesus" (Ap 22:20). As partes de voz mais baixos (contralto, tenor, baixo) cantar das exigências da Lei, em estrita contraponto "legalista".Situado contra esta é a soprano que canta com grande liberdade as palavras de Apocalipse. Aqui em termos musicais é a natureza fundamental da teologia de Lutero: a distinção entre a Lei (contraponto estrito) eo Evangelho (melodia sem restrições).
Outro exemplo é encontrado em Cantata 9, uma cantata com base em um hino sobre a distinção entre a Lei eo Evangelho. O quarto movimento é um recitativo de baixo que diz a lei deve ser obedecida, mas os pecadores, não conseguem fazê-lo, e, portanto, Cristo cumpre essas exigências em seu nome. O próximo movimento, uma soprano e contralto dueto, afirma que as boas obras são ineficazes já que um é justificado somente pela fé. Se você olhar para a pontuação no papel, você pode ver uma textura incrivelmente densa de sobreposição de cânones. Mas o som que você ouve é uma mensagem animada e arejado da graça. A textura é a Lei, mas o som é Evangelho. Aqui é Bach, o pregador transmitir temas teológicos em forma musical que não podem ser descritos como "intelectual" ou "seca".

TODAS AS BOAS MÚSICAS

As melodias dos corais luteranos (como os hinos eram chamados) foram profundamente enraizada nas memórias das congregações que Bach servido. Ele poderia, portanto, adicionar mais dimensões de significado, utilizando essas melodias. É claro que, quando o povo ouviu essas melodias, os seus textos normais imediatamente me veio à mente, e outra camada de significado se tornou aparente.
O movimento da Cantata 106 acima referido é um bom exemplo. No meio do contraponto de três voz da Lei, contra a qual é comparada a liberdade do Evangelho, o ouvinte de repente ouve uma melodia coral familiarizado interpretado por violas da gamba. A congregação de Bach teria pensado das palavras do hino: "Eu cometi minhas coisas a Deus, / que ele faz comigo o que lhe agrada; / Devo já não mora aqui, / eu não contestam, / à sua vontade me submeto completamente. "
Cantata 12 também está cheia de exemplos superlativos de hermenêutica teológica, tais como o segundo movimento, parte da qual se tornou o Crucifixus do B Minor Missa. O sexto movimento, uma ária de tenor, é uma exposição do comando "Sê fiel", embora o texto nunca diz explicitamente ao que ou a quem devemos ser fiéis. A ambigüidade é dissipada quando a trombeta começa a tocar uma melodia coral que os ouvintes originais de Bach teria reconhecido imediatamente: ". Jesus, minha alegria" Assim, o trompete explica o comando: Devemos ser fiéis a Jesus.
Há um exemplo semelhante em Cantata 48. No primeiro movimento, o coro coloca a questão: "Miserável homem que eu sou, quem vai me redimir do corpo desta morte" (Rm 7:24.). Mais uma vez um instrumento fornece a resposta inequívoca por jogar uma melodia coral familiar: "Senhor Jesus Cristo, Tu Bem Maior."
A leitura do Evangelho para o domingo antes da Quaresma é Lucas 18: 31-43. Ele tem três elementos: primeiro, Jesus diz aos discípulos que eles estão indo para Jerusalém, onde ele vai sofrer, morrer e ressuscitar;segundo, eles partiram para Jerusalém; terceiro, eles passam por um cego na multidão que grita a Jesus por misericórdia.
Na introdução orquestral a Cantata 127, escrito para este domingo, Bach expressa todos os três temas em forma de musical. Primeiro, ele cria o som de uma procissão por um ritmo constante em tempo comum. Em segundo lugar, a mensagem de Jesus aos discípulos é ressaltada na parte de baixo, que cita a primeira linha da melodia do coral Paixão "O Sagrado cabeça agora Feridos". Em terceiro lugar, a melodia da versão alemã de Lutero sobre o "Cordeiro de Deus, "a oração litúrgica por misericórdia, é tocada pela primeira vez pelos instrumentos de cordas e mais tarde por oboés.Assim, ecoa o cego na leitura do Evangelho. Bach apresenta tudo isso para a congregação antes de ouvir qualquer texto cantado pelo coro.

NO PASSO E FORA DA ETAPA

Compositores costumam usar o dispositivo de imitação, em que vozes e / ou instrumentos de repetir a mesma frase melódica em tons diferentes e em momentos diferentes (por exemplo, uma rodada, cânone, ou fuga). O discipulado é também imitação, seguindo o Mestre. Então, Bach usa imitação para representar o discipulado. Este "seguir o líder" pode ser ouvido em uma série de árias, nomeadamente Cantata 12 (movimento 5), "Eu sigo a Cristo", ea Paixão segundo São João (movimento 9), "Eu Te Seguirei [Jesus] também. "
Mas Bach também poderia transmitir discipulado imperfeito em forma de musical. Na Paixão de São João (12b movimento), Peter é desafiado com a pergunta: "Você não é um dos seus discípulos?" Aqui o discipulado de Pedro é menos do que perfeito, e assim por Bach faz a imitação irregular: As vozes são " fora de sintonia ", sendo deslocada pela primeira vez por uma batida e, em seguida, em dois, criando uma sensação de mal-estar nos ouvintes e artistas similares.
Bach não era um pregador em sua música vocal sozinho; atenção semelhante ao detalhe teológico é encontrada em seus outros trabalhos, como os de órgãos. Por exemplo, sua bung Clavier † (Prática de Teclado) Parte III inclui dois conjuntos de configurações de coral das melodias de catecismo hinos: um para cada uma das seis seções principais de Lutero: Dez Mandamentos, Credo, a Oração do Senhor, o Batismo, o arrependimento eo Senhor Ceia. Estes prelúdios corais expressar a teologia dos catecismos de Lutero sem palavras. Bach trata cada melodia duas vezes, uma para um pequeno órgão sem pedais e um para um órgão maior, com pedais, refletindo, assim, duas exposições de Lutero do catecismo, o Catecismo Maior para pregadores para utilizar na igreja eo Pequeno Catecismo para uso em casa.

O Bach música composta para o culto era tão poderoso quanto qualquer sermão, talvez até mais! Como todos os bons sermões, suas cantatas de igreja são biblicamente e teologicamente base estruturada. Como todos os bons sermões, eles são intelectualmente desafiador e emocionalmente convincente. Como todos os bons sermões, eles são bem trabalhada, esteticamente madura e extremamente memorável. Tal como os seus antecessores luteranos, Bach compreendeu o papel da música na adoração como a voz viva do Evangelho que toca tanto o coração ea mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário