sexta-feira, 21 de novembro de 2014

OS MORAVIOS E JOHN WESLEY

                        

                        OS MORÁVIOS E JOHN WESLEY


O WORLDWIDE influenciar a missionários da Morávia do século 18 foi extraordinário. Um exemplo notável é o impacto que tiveram sobre John Wesley, que conduz diretamente a sua experiência de conversão. De Wesley Journal, abrangendo os anos de 1736-1738, está repleta de comentários de suas observações e de encontros com os Morávios (muitas vezes chamando-os de "os alemães"). Algumas seleções de destaques dar dicas sobre os personagens e espírito do movimento da Morávia e de sua impressão sobre o fundador dos metodistas.

DOMINGO, 25 DE JANEIRO, 1736

Wesley é a bordo de um navio com destino a América e observa os Moravians no meio das tempestades que ameaçam a vida.
Aos sete anos eu fui para os alemães. Eu tinha muito antes observado a grande seriedade do seu comportamento. De sua humildade haviam dado uma prova contínua, efetuando as ocupações servis para os demais passageiros, o que nenhum dos Inglês que empreendem; para que eles desejavam, e não receberia salário, dizendo: "era bom para o seu coração orgulhoso" e "seu Salvador amoroso tinha feito mais por eles." E todos os dias lhes tinha dado ocasião de mostrar uma mansidão que nenhuma lesão poderia mover-se. Se eles foram empurrados, batidos ou jogado ao chão, eles se levantaram de novo e foi embora; mas nenhuma queixa foi encontrado em sua boca. Havia agora uma oportunidade de tentar se eles foram entregues a partir do espírito de medo, bem como da de orgulho, raiva e vingança. No meio do salmo com que iniciaram seu culto, o mar enfureceu-se, dividir o main-vela em pedaços, coberta do navio, e derramou entre as plataformas, como se o grande abismo já nos teriam tragado.Um terrível gritaria começou entre o Inglês. Os alemães calmamente cantada por diante. Perguntei a um deles, depois: "você não teve medo?" Ele respondeu: "Dou graças a Deus, não." Eu perguntei: "Mas não foram as suas mulheres e crianças com medo?" Ele respondeu, suavemente: "Não;nossas mulheres e crianças não têm medo de morrer. "
A partir deles, fui à sua chorando, tremendo vizinhos, e apontou-lhes a diferença na hora da prova, entre aquele que teme a Deus e que o não teme. Aos doze anos o vento caiu.Este foi o dia mais glorioso que tenho visto até agora.

TERÇA-FEIRA FEVEREIRO 24, 1736

Em Savannah, Georgia
No nosso retorno no dia seguinte, (Sr. Quincy sendo, em seguida, na casa em que nós mais tarde foram,) O Sr. Delamotte e eu peguei a nossa banda com os alemães (os Morávios). Tivemos agora uma oportunidade, dia a dia, de observar todo o seu comportamento. Para nós estávamos em uma sala com eles de manhã à noite, a não ser para o pouco tempo que passei em pé. Eles foram sempre empregados, sempre alegre-se, e de bom humor com o outro; tinham posto fora toda a raiva e discórdia, e ira, e amargura, e gritaria, e maledicência; andavam digno da vocação a que foram chamados, e adornado o Evangelho de nosso Senhor em todas as coisas.

SÁBADO, FEVEREIRO 28, 1736

Savannah, Georgia
Eles se reuniram para consultar sobre os assuntos de sua Igreja; Sendo pouco para ir para a Pensilvânia Sr. Spangenberg, e Bishop Nitschman para voltar para a Alemanha. Depois de várias horas gastas em conferência e oração, que procedeu à eleição e ordenação de um Bispo. A grande simplicidade, assim como a solenidade, do todo, quase me fez esquecer os 1700 anos entre, e me imaginar em um desses conjuntos, onde a forma eo estado não eram; mas Paulo a tenda-maker, ou Pedro, o pescador, presidida; ainda com a demonstração do Espírito e de poder.

SÁBADO, 4 DE MARCO, 1738

Oxford, Inglaterra
Eu encontrei o meu irmão em Oxford, se recuperando de sua pleurisia; e com ele Peter Boehler; por quem (na mão do grande Deus) estava eu, no domingo, dia 5, claramente convencido de incredulidade, da falta de que a fé em que só nós somos salvos.
Imediatamente ele bateu em minha mente, "sair fora pregação. Como você pode pregar para os outros, que não têm fé a si mesmo? "Eu perguntei Boehler, se ele achava que eu deveria deixá-lo fora ou não. Ele respondeu: "De modo nenhum." Eu perguntei: "Mas o que eu posso pregar?" Ele disse: "Pregue a fé até que você tê-lo; e, em seguida, porque você tem, você vai pregar a fé. "

QUARTA-FEIRA E QUINTA-FEIRA, 03-04 MAIO DE 1738

Londres, Inglaterra
Meu irmão teve uma conversa longa e especial com Peter Boehler. E agora aprouve a Deus para abrir os olhos; de modo que ele também viu claramente o que era a natureza do que uma verdadeira fé viva, em que sozinho, "pela graça, somos salvos."
Peter Boehler deixou Londres, a fim de embarcar para a Carolina. O que é uma obra: Deus começou desde a sua vinda para a Inglaterra! Tal pessoa como nunca deve chegar a um fim, até que o céu ea terra passem.

QUARTA-FEIRA, MAIO 10, 1738

Wesley, ainda na Inglaterra, relata "Eu estava triste e muito pesado" (em espírito), e grava o conteúdo de uma carta recebida de Peter Boehler que dia que ele atualizado.
"Eu te amo muito e acho que muito do que você na minha jornada, desejando e rezando para que as misericórdias de Jesus Cristo crucificado, cujo coração se comoveu em direção a você mais de seis mil anos atrás, pode ser manifestada a tua alma: que você possa provar e, em seguida, ver, como excessivamente o Filho de Deus vos amou, e ama ainda; e que assim que você pode confiar nEle continuamente, e sentir a vida em si mesmo. Cuidado com o pecado da incredulidade; e se você ainda não conquistou ainda, ver que você conquistá-lo neste mesmo dia, através do sangue de Jesus Cristo. Não demora, eu te suplico, acreditar em seu Jesus Cristo; mas até colocá-lo na mente de suas promessas para os pobres pecadores, que ele não pode ser capaz de se abster de fazer para você, o que Ele tem feito por tantos outros. O quão grande, como inexprimível, inesgotável como é o seu amor!Certamente, ele está pronto para ajudar; e nada pode ofendê-lo, mas a nossa incredulidade.
"O Senhor te abençoe! Permanecei em fé, amor, ensino, na comunhão dos santos; e brevemente, em todos que temos no Novo Testamento. Eu sou,
"Seu irmão indigno, Peter Boehler."

QUARTA-FEIRA, MAIO 24, 1738

Wesley resume sua vida mudar experiência de conversão.
Na minha volta à Inglaterra, de janeiro de 1738, estando em perigo iminente de morte, e muito desconfortável por conta disso, eu estava firmemente convencido de que a causa do mal-estar que era descrença; e que a obtenção de uma verdadeira e viva fé era a "única coisa necessária" para mim.Mas eu ainda não fixa essa fé em seu objeto de direito: eu quis dizer só a fé em Deus, e não a fé em ou através de Cristo. Mais uma vez, eu não sabia que eu era totalmente nula dessa fé;mas só pensei, eu não tinha o suficiente. De modo que quando Peter Boehler, a quem Deus preparou para mim, logo que cheguei a Londres, afirmou da verdadeira fé em Cristo, (que é apenas uma), que tinha esses dois frutos inseparáveis ​​assistir isso ", Dominion sobre o pecado, e constante A paz de um sentimento de perdão ", fiquei bastante surpreso, e olhou para ele como um novo Evangelho. Se isso fosse assim, era claro que eu não tinha fé. Mas eu não estava disposto a ser convencido disso. Portanto, eu disputava com toda a minha força, e esforçou-se para provar que a fé pode ser onde estes não eram; especialmente onde o sentido do perdão não era: Por todas as Escrituras relativas a este que eu tinha sido muito tempo desde que ensinou a interpretar longe; e para chamar todos os presbiterianos que falavam de outra forma.Além disso, eu bem vi, ninguém poderia, na natureza das coisas, tem um tal sentimento de perdão, e não senti-lo. Mas eu senti que não. Se, então, não havia nenhuma fé sem isso, todas as minhas pretensões de fé caiu de uma só vez.
Quando me encontrei com Peter Boehler novamente, ele consentiu em colocar a disputa sobre o assunto que eu desejava, ou seja, a Escritura e experiência. Consultei primeiro a Escritura. Mas quando eu deixar de lado as interpretações dos homens, e simplesmente considerado as palavras de Deus, comparando-os juntos, esforçando-se para ilustrar o obscuro pelas passagens mais claras; Encontrei todos eles fizeram contra mim, e foi forçado a retirar-se para o meu último hold ", que a experiência nunca concordaria com a interpretação literal dessas escrituras. Nem poderia, portanto, permitir que ele seja verdadeiro, até que eu encontrei algumas testemunhas vivas de que "Ele respondeu, ele poderia me mostrar como a qualquer momento.; se eu desejar que, no dia seguinte. E, consequentemente, no dia seguinte ele veio novamente com outros três, os quais testemunharam, de sua própria experiência pessoal, que a verdadeira fé viva em Cristo é inseparável de um sentimento de perdão para todo o passado, ea liberdade de todos os pecados atuais,. Eles acrescentaram com uma boca, que esta fé foi o dom, o dom gratuito de Deus; e que ele, certamente, concedê-la em toda a alma que sinceramente e perseverança o buscou. Eu estava agora completamente convencido; e, pela graça de Deus, resolvi procurá-la até o fim, 1. Em absolutamente renunciando a toda dependência, no todo ou em parte, em minhas próprias obras ou justiça; em que eu realmente tinha aterrado minha esperança de salvação, embora eu não o sabia, desde a minha juventude. 2. Ao adicionar ao uso constante de todos os outros meios de graça, oração contínua para isto mesmo, justificando, a fé salvadora, uma confiança total no sangue de Cristo derramado por mim;uma confiança nele, como o meu Cristo, como minha única justificação, santificação e redenção.
Continuei assim a procurá-lo, (embora com estranha indiferença, apatia e frieza, e recaídas extraordinariamente freqüentes em pecado), até quarta-feira, 24 de maio Eu acho que foi cerca de cinco da manhã, que eu abri meu Testamento sobre essas palavras: "Não nos têm sido doadas preciosas e mui grandes promessas, mesmo que vos torneis co-participantes da natureza divina." (2 Pe. i. 4.) Assim como eu saí, eu abri-lo novamente sobre essas palavras: "Tu és não muito longe do Reino de Deus. "Na parte da tarde fui convidado para ir a São Paulo. O hino foi, "Out of the deep chamei a ti, ó Senhor: Senhor, ouve a minha voz. O deixar ouvidos brilho considerar bem a voz da minha reclamação. Se tu, Senhor, queres ser extremo para marcar o que é feito de errado, Senhor, quem pode suportar? Pois há misericórdia contigo; Por isso tu ser temido. Ó Israel, confia no Senhor: Para com o Senhor há benignidade, e com ele há copiosa redenção. E ele remirá a Israel de todos os seus pecados. "
À noite eu fui muito a contragosto a uma sociedade em Aldersgate-Street, onde se lia prefácio de Lutero à Epístola aos Romanos. Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele estava descrevendo a mudança que Deus opera no coração mediante a fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que a confiança em Cristo, Cristo para a salvação: E uma garantia me foi dada, que ele havia tirado meus pecados, mesmo meu, e me salvou da lei do pecado e da morte.

TERÇA-FEIRA, 8 DE AGOSTO, 1738

Wesley visitou Herrnhut e fornece detalhes inestimáveis ​​sobre a vida diária lá. Um incidente é particularmente viva e esclarecedora.
A criança foi enterrada. O sepultamento do solo (chamado por eles Gottes Acker, isto é, terra de Deus.) Encontra-se a poucas centenas de metros fora da cidade, sob o lado de um pequeno bosque. Há Squares distintas em que para os homens casados ​​e solteiros; para mulheres casadas e solteiras; para as crianças do sexo masculino e feminino, e para as viúvas. O cadáver foi realizado a partir da capela, as crianças que andam em primeiro lugar; próximo ao órfão-pai, (assim chamam aquele que tem o principal cuidado da casa Orphan), com o ministro da Berthelsdorf; em seguida, quatro filhos tendo o cadáver; e depois deles, Martin Dober eo pai da criança. Depois, seguiu os homens; e por último de todas as mulheres e meninas. Todos eles cantado como eles foram. Sendo vir para a praça onde as crianças do sexo masculino são enterrados, os homens estavam em dois lados do mesmo, os meninos no terceiro, e as mulheres e meninas no quarto. Lá, eles cantaram novamente; Depois que o ministro usou (acho que ler) uma breve oração e concluiu com a bênção, "Unto misericórdia e proteção da graça de Deus, eu os entrego." Vendo o pai (um homem simples, um alfaiate de profissão) olhando para a sepultura, Eu perguntei, "Como é que você se encontra?" Ele disse: "Louvado seja o Senhor, nunca melhor. Ele tomou a alma de meu filho para si mesmo. Tenho visto, de acordo com o meu desejo, seu corpo empenhada em terra santa. E eu sei que quando é levantada de novo, ele e eu estarei sempre com o Senhor. "

SÁBADO, 12 DE AGOSTO, 1738

Sua resposta global à Herrnhut se resume:
Hoje foi o dia Intercessão, quando muitos estranhos estavam presentes, alguns dos quais vieram vinte ou trinta milhas. Eu ficaria feliz em ter passado a minha vida aqui; mas meu Mestre me chamando para trabalhar em outra parte da sua vinha, na segunda-feira, 14, que foi obrigado a despedir-me deste lugar feliz; Martin Dober, e alguns outros dos irmãos, caminhando conosco cerca de uma hora, ó quando deve esta cristianismo cobrir a terra, como as "águas cobrem o mar?"

Para ouvir de que maneira Deus "das trevas comandou essa luz brilhar", deve ser agradável para todos aqueles que, em cada nação, que possam atestar a partir de sua própria experiência: "O Senhor misericordioso fez o fizeram seus atos maravilhosos, que deveriam ser tido em memória. "Vou, portanto, aqui juntar em anexo a substância das várias conversas que eu tive em Herrnhut, principalmente sobre este assunto. E que muitos se incitado aqui para louvar "Àquele que está assentado no trono, e ao Cordeiro para todo o sempre!"
FONTE 

   www.christianhistoryinstitute.org            

Nenhum comentário:

Postar um comentário