quinta-feira, 20 de novembro de 2014

JOHANN SABASTIAN BACH LUTERNO

 

                               INTRODUÇÃO DO ARTIGO

Johann Sebastian Bach era luterano de profissão, um luterano por persuasão pessoal, e um luterano em sua prática musical. Antes que ele assumiu o seu posto como cantor em Leipzig, ele passou por dois exames teológicos, onde passou por endossar a fórmula de Concord, uma declaração de fé a partir de 1577 que encapsulado pontos altos da teologia de Martinho Lutero. O inventário de livros de Bach feitas depois de sua morte incluídos dois conjuntos de obras de Lutero (um em alemão, uma em latim) e vários volumes de seus escritos diversos, juntamente com uma série de grandes obras de teólogos luteranos. 

Bach estava justamente na tradição luterana, e não apenas em seguir a substância da teologia de Lutero, mas também na construção ativamente sobre o que Lutero tinha realizado como escritor de hinos e um promotor da música na igreja. O que Bach colhida foi uma semente plantada pelo próprio Lutero. 

O amanhecer da Reforma teológica na Alemanha também foi o alvorecer da música de igreja protestante, eo principal agente para tanto foi Martinho Lutero. Importância de Lutero para a tradição musical que culminou com Bach veio de três coisas: sua teologia da música, sua prática musical, e sua própria atividade como escritor hino. 

Lutero muitas vezes expressa a convicção de que a música era, sob Deus, de suprema importância. Em comentários que ele fez na hora das refeições, que os discípulos ávidos registrados como seu "Table Talk", Lutero várias vezes descritos música como "o maior dom de Deus, que tem induzido muitas vezes e me inspirou a pregar." Na sua opinião, Deus deu a música para humanidade como uma maneira de impressionar os homens e mulheres com a glória de dons divinos. 

Em 1542, Lutero escreveu um prefácio a uma coleção de hinos fúnebres. Nela, ele explicou o que era tão importante sobre cantar as verdades, de fato, as próprias palavras da Escritura: "Temos de colocar esta música no viva e santa Palavra de Deus, a fim de cantar, louvar e honrar. Queremos que a bela arte da música a ser usada adequadamente para servir seu querido Criador e seus cristãos. Ele é, portanto, elogiado e honrado e que são feitos melhor e mais forte na fé quando sua santa Palavra é impressa em nossos corações pelo doce música ". 

Alguns anos mais tarde, pouco antes de sua morte, Lutero fornecido outro prefácio, desta vez para um grande hinário publicado em Leipzig por Valentin Bapst. Ele começou citando o Salmo 96: "Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor toda a terra "Como Lutero viu, o grande ocasião para canção é a obra de Cristo para justificar pecadores culpados:". Porque Deus tem aplaudiram nossos corações e mentes através de seu Filho amado, a quem ele deu para nós para redimir nos do pecado, a morte eo diabo. Aquele que acredita que isso sinceramente não posso ficar quieto sobre isso. " 

Um dos frutos de louvor do crente é evangelístico: cristãos cantar e falar sobre o que Deus tem feito ainda mais, a verdade do Evangelho com música incentiva aqueles que experimentaram o evangelho ", para que outros também podem vir e ouvir.": "Portanto, , as impressoras fazer bem se eles publicam um monte de bons hinos e torná-los atraentes para as pessoas com todos os tipos de ornamentos, para que eles possam movê-los para a alegria na fé e cantar alegremente. "Para Lutero, nada poderia se encaixar melhor o realidades sóbrias da lei de Deus (o evangelho escondido) e as realidades de consolação da boa notícia de Cristo (o evangelho revelado) do que afetivo, senti-coração, canção alegre. 

DEIXE MEU POVO CANTAR

Prática musical de Lutero seguiu seu princípio teológico. Quando ele revisou a missa católica para uso nas novas igrejas "reformadas", o que fez logo depois de sua ruptura com Roma, os novos serviços estavam abarrotados de música. Chorales, cantos litúrgicos, composições breves, hinos para uso diário, e muito mais, tudo eram para ser cantados como a resposta do crente à graça de Deus. 

Lutero perseguiu um caminho que ficava entre duas alternativas cristãs significativas. Contra a tradição católica, Lutero insistia que todo o povo de Deus cantar, não apenas os sacerdotes e coros especialmente preparados. Os estudiosos modernos como Christopher Brown têm argumentado persuasivamente que o canto congregacional, talvez mais do que qualquer outro fator, garantiu a sobrevivência do protestantismo na Europa. Embora próprios padrões musicais de Lutero eram relativamente elevados, a sua grande preocupação era o que poderia ser chamado ao sacerdócio musical de todos os crentes. Porque a graça de Deus em Cristo foi por todos, todos devem cantar. Porque Cristo fez seu povo um sacerdócio real diante de Deus, as vozes de todos os sacerdotes (isto é, todos os cristãos) deve ser levantada na canção. Com Lutero começou a ampla, profunda e extraordinariamente significativa tradição de hinos congregacionais que continua sendo um dos grandes presentes da Reforma para a Igreja em todo o mundo. 

Mas contra alguns de seus colegas protestantes, a prática musical de Lutero era livre, em vez de restrito, expansiva em vez de prescritivo. Outros protestantes adiantados como Ulrich Zwingli em Zurique, e João Calvino em Genebra valorizado música e compartilhada crença de Lutero de que uma reforma da teologia bíblica necessária uma reforma bíblica da adoração. Mas esses líderes Reformados definida uma reforma bíblica da adoração como hewing tão perto quanto possível para as orientações bíblicas específicas. Assim, já que a Bíblia não disse nada específico sobre música polifônica (o canto complexo de múltiplas linhas de músicas e textos), o uso do órgão, ou a composição livre de novos hinos, suas igrejas usaria apenas materiais bíblicos (geralmente parafraseado Salmos) como a sua música de igreja. Alguns resultados dessa prática, como as músicas e textos de Genebra de Calvino Saltério, fez uma contribuição musical memorável, mas foi uma contribuição limitada. 

Por outro lado, Lutero pensou que era bíblica para usar todas as formas de expressão que honra a Deus para louvar o Deus da graça, apenas enquanto que o elogio não viola a verdade bíblica. Música da igreja luterana, como resultado, quase que imediatamente criou uma cultura rica de diretores do coro, coristas, organistas, compositores e intérpretes. Em 1538, Lutero expressou essa teologia em mais um prefácio, desta vez para uma coleção completa de massas, as vésperas, antífonas, responsórios, e hinos, que foi publicado por Georg Rhau (cujo incluiu um stint na Igreja Thomas em Leipzig, onde Bach faria carreira mais tarde servir). Numa altura em que outras partes do mundo protestante foram estreitando expressão musical, Luther corajosamente defendeu polifonia e complexidade compositiva como mostrar por que "ao lado da Palavra de Deus, a música merece os maiores elogios." 

Para Lutero, o raciocínio por trás dessa decisão era transparente: "quando [musical] aprendizagem é adicionado ... e música artística que corrige, desenvolve e aprimora a música natural, então, finalmente, é possível provar com admiração (ainda não compreender) sabedoria absoluta e perfeita vontade de Deus em sua obra maravilhosa da música "Aqueles que não vê dessa forma temos um de de Lutero característicos escova-offs". qualquer que permanecem inalterados [pela polifonia hábil] são dissonante de fato e merecem ouvir ... a música dos porcos. " 

Sobre o uso gratuito de música para a maior glória de Deus, o caminho de Lutero a Bach foi direto.

 

UMA PODEROSA FORTALEZA

Lutero, o teólogo que defendeu a música eo reformador da igreja, que chamou para a música, era também o pastor cristão que escreveu a música. Lutero foi condenado pelo papa e proscrito pelo imperador em 1521. Quase imediatamente, ele então começou a trabalhar em várias tarefas de reforma da igreja, incluindo hinos que escreveu a si mesmo. A autoridade americana Edição das Obras de Lutero contém 37 hinos, 24 dos quais foram escritos ou publicados pela primeira vez em 1523 e 1524. 

Quase todos os hinos a de Lutero está intimamente ligada aos textos bíblicos. Eles não são vôos poéticos de veículos de luxo, mas cuidadosamente construídos para o ensino do evangelho. Seu mais famoso hino "Castelo Forte é Nosso Deus", é uma paráfrase solto, centrada em Cristo do Salmo 46. Quaisquer que sejam as possíveis conexões deste hino à própria jornada espiritual de Lutero, os editores da edição americana são claramente correto em dizer que "ele não o escreveu para expressar seus próprios sentimentos, mas de interpretar e aplicar o Salmo 46 para a igreja de seu tempo e de suas lutas." A chave para a interpretação de Lutero é o segundo verso. Na tradução por George MacDonald, que capta os ritmos de Lutero melhor do que suaves traduções para o inglês alemão, Lutero afirma: "É tudo em vão, fazer o que pode, / a nossa força é logo abatido." Mas depois vem o anúncio do Evangelho: 

Mas Ele luta por nós, o homem certo,

pelo próprio Deus eleito.

Ask'st tu que é isso?

Jesus Cristo é, Senhor dos Exércitos por si só ...

Então, ele deve ganhar a batalha.

Lutero, por vezes modificado textos medievais existentes em seus hinos, assim como suas músicas, muitas vezes canibalizados música existente (embora não, como muitas vezes repetida, da taverna). Muitas vezes, ele escreveu hinos para acompanhar as estações do ano, como igreja para o Natal ("Do céu alto que eu venha a você / Eu trago uma boa história e um novo"), Pentecostes ("Vinde, Espírito Santo, Senhor e Deus, / Fill completa com o teu próprio bem gracioso / dos fiéis coração, mente, desejo; Neles luz do teu amor do fogo "), ou Santo Domingo da Trindade (" Deus, o Pai com a gente ser ... Jesus Salvador com a gente ser ... Espírito / Santo com a gente ser "). 

Duas características de hinos de Lutero fez um importante ponto de partida para o que Bach viria trazer a culminação. Uma delas foi hábil definição de Lutero de textos para melodias, no seu caso, principalmente de música baseado em estilos antigos da igreja. Bach iria escrever com um repertório muito mais completa das modernas escalas maiores e menores, mas, como Lutero, também usaria habilmente convenções musicais para espelhar o significado dos textos. 

A segunda característica era foco constante de Lutero sobre a misericórdia de Deus em Jesus Cristo. Sua paráfrase movimento do Salmo 130 começa com a condição do pecador: "A partir de apuros clamo a ti." Ele se move para uma avaliação realista do que necessidade: "Se tu iniqüidades Dost, / Os nossos pecados e transgressões secretas escuro, / O quem subsistirá diante de ti? " A resposta vem do coração da teologia de Lutero: 

Para lavar a mancha carmesim,

Graça, graça availeth;

Nossas obras, infelizmente! são todos em vão;

Em grande parte o melhor desfalece vida;

ninguém pode glória aos teus olhos,

Todos devem igualmente confessar o teu poder,

E viver só por misericórdia.

Significativamente, JS Bach definir esse hino a música várias vezes. Ele fez o mesmo com outros hinos Lutero, alguns mais de uma vez. 

O LEGADO LUTERANA

Por de Bach do século 18, o fluxo do luteranismo foi se dividindo em correntes contenciosos. Os pietistas salientou a necessidade de uma teologia viva do coração. Como parte de sua crítica à ortodoxia morta, eles chamaram de simples cultos da igreja e mais simples música de igreja. Bach rejeitou veementemente essas propostas, mas ele fez abraçar ênfase as Pietists 'em uma religião centrada em Cristo em que o coração humano foi desenhado pelos afetos para manifestar o amor de Deus em Jesus. 

Do outro lado do espectro teológico, Bach sabia teólogos luteranos que foram se movendo na direção do racionalismo. Como filhos do Iluminismo, que destacou a capacidade da mente humana para descobrir os segredos do universo. Bach compartilhado com estes teólogos o compromisso de regularidade e ordem, como a precisão impressionante de suas composições testemunhou tão lindamente. Mas ele também recuou de todas as tendências racionalistas que prejudicou descrição bíblica do pecado humano ea redenção divina em Cristo. 

Bach era mais poderoso expoente de sua idade de teologia e prática de Martinho Lutero. Na verdade, o grande historiador Jaroslav Pelikan moderna afirmou que Bach pode ser considerado um dos expositores principais da teologia de Lutero para qualquer idade. Para Bach, a estrela-guia-musicalmente, eclesiasticamente, teologicamente, temperamento, profissionalmente foi o entendimento de Lutero de Cristo e sua obra. Conforme resumido na recente biografia de Martin Geck, "que [Deus] só pode ser encontrada ... através do sofrimento e da cruz de Jesus Cristo e seus seguidores, é uma visão que vem de Lutero e que Bach transmitida em muitas maneiras diferentes no textos de suas cantatas e paixões, mas acima de tudo em sua própria música. " 


Estudante de teologia e escritor Sarah Hinlicky Wilson explicou recentemente porque ela é um luterano: "A única razão pela qual eu sigo Lutero, tanto quanto eu posso descobrir, é porque Lutero seguiu Cristo. ... O Jesus que eu chegar na Escritura e sermões e hinos e sacramentos está lá porque Lutero disse a seus seguidores evangélicos para dar Jesus longe livremente neles. "Ele poderia facilmente ter sido JS Bach, que escreveu estas palavras.

fonte www.christianhistoryinstitute.or.

VEJAM WWW.HISTORIADAMUSICASACRA.BLOGSPOT.COM

 MUSICA E CAFÉ

De acordo com Garrison Keillor, "luteranos beber café como se fosse a Terceira Sacramento." Isto não foi sempre o caso. Na primeira metade do século 18, muitos alemães olhavam com desconfiança para java, considerando-a uma importação perniciosa. Além disso, alguns príncipes europeus proibiram ou tributado café, em parte para proteger bebidas produzidas localmente a partir de competição. No entanto, Leipzig ostentava muitos cafés animados. Era, afinal, uma cidade universitária e ensino superior requer cafeína. 

Em um desses cafés, Zimmerman, um grupo de músicos em sua maioria estudantes, conhecidos como o Collegium Musicum reuniu toda sexta-feira para dar concertos informais. Bach dirigiu o grupo, e por volta de 1732, ele escreveu a peça perfeita para isso: a Cantata do Café. 

Um formulário padrão vocal da uma cantata-era-desdobrou um tema através de uma história dramática. Às vezes, esse tema era secular, e às vezes era sagrado. O Coffee Cantata aparentemente não carregava conotações sagradas. Albert Schweitzer, em sua análise de dois volumes de Bach, observou, "que visa apenas refresco." Bach adaptado a letra de uma história de seu libretista chefe, Picander, tinha publicado em 1727. Picander geralmente mostrou mais criatividade com secular de assuntos sagrados e este conto apresenta um toque deliciosamente leve. 

A cantata começa assim: "Fique quieto, parar de tagarelar, e prestar atenção ao que está acontecendo." Um pai alemão ranzinza, Herr Schlendrian, está discutindo com sua filha, Lieschen, sobre seu hábito de tomar café. Schlendrian exorta-a a abandonar a bebida, ameaçando retirar privilégios até que ela obedece. Lieschen faz beicinho, "Se eu não posso beber minha taça de café três vezes ao dia, então em meu tormento vou murchar como um pedaço de bode assado." 

Finalmente, Poppa acha que encontrou sua fraqueza; ele jura que não vai ter um marido, a menos que ela abandona sua bebida. Pareceres favoráveis, mas Lieschen só depois de escrever em seu contrato de casamento que ela pode beber tanto café como ela gosta. A peça termina, "Um gato não vai parar de camundongos captura, e donzelas permanecer fiel ao seu café. A mãe segura seu querido café, a avó bebia também; que pode, assim, repreender as filhas! "Durante todo, a música é tão melodramática como as palavras. 

Não muito de correspondência sobrevivente de Bach ou composição evidencia tal sagacidade, mas um co-escrito o obituário por seu filho afirmou, "Seu temperamento sério puxou-o pela preferência a música que era sério, elaborada e profunda; . mas ele poderia também quando a ocasião exigia, ajustar-se, especialmente em jogar para uma forma mais leve e bem-humorado do pensamento "O musicólogo Edwin Hughes descreveu a rigidamente intitulado Cravo Bem Temperado desta forma:" Os humores são múltiplas, variando de bom divertida humor para as profundezas mais profundas do fervor religioso. Aqui se encontra a presunção lunático, suave tristeza, nobreza, alegria, melancolia, introspecção, tristeza esmagadora procura da alma, voos espantosamente únicas de fantasia que desafiam a catalogação, todos espalhados com uma prodigalidade caleidoscópica de inspiração ". 


Bach gostava claramente seu ofício, tanto quanto gostava de Lieschen seu café.


Nenhum comentário:

Postar um comentário